por Nick Ut, Vietname (1972)
"É uma das mais famosas imagens captadas durante a Guerra do Vietname. Ao centro, Kim Phuc corre ao longo de uma estrada perto de Trang Bang, no Sul do país, após um ataque aéreo com napalm. Para sobreviver, Kim arrancou a roupa em chamas do corpo. Depois de captar a imagem, o fotógrafo Nick Ut levou as crianças para o hospital. Após 17 cirurgias e 14 meses internada, Kim voltou para casa. Hoje é médica e vive no Canadá."
in Diário de Notícias, 23-10-2010
"A imagem captada no Vietname por Nick Ut, fotógrafo da Associated Press, valeu-lhe o Prémio Pulitzer em 1973. Nick e Kim, a menina que aos nove anos se transformou num símbolo da guerra com os Estados Unidos, encontraram-se em Washington no ano passado. Em 1997, foi nomeada embaixadora da boa vontade da UNESCO e criou a Fundação Kim. Uma organização que presta apoio médico e psicológico a crianças em cenários de guerra.
in Diário de Notícias, 23-10-2010
"Em Março de 2009, Kim Phuc e Nick Ut reencontraram-se 37 anos após a histórica imagem. Em 1972, Ut e o jornalista britânico Christopher Wain levaram Phuc para um hospital de Saigão e seguiram o seu tratamento até à unificação do Vietname, em 1975, quando o regime a utiliza como arma de propaganda e a impede de prosseguir os estudos. A fotografia que a fizera famosa - 'a minha fotografia, da minha guerra' - era agora uma prisão"
in DN Globo, 23-05-2010
Sem comentários:
Enviar um comentário