sábado, 25 de junho de 2011

Le Baiser de l'Hotel de Ville

por Robert Doisneau, Paris (1950)



A impressão original da famosa fotografia que mostra um casal beijando-se na frente da câmara de Paris em 1950, foi leiloada naquela cidade por 155 mil euros, mais de dez vezes o valor esperado.

A leiloeira Dassault esperava que a fotografia a preto e branco de Robert Doisneau fosse arrematada por cerca de 20 mil euros.
Um coleccionador suíço, não identificado, foi o comprador segundo os leiloeiros de Paris, Artcurial-Briest-Poulain-Le Fur citados pela agência de notícias Associated Press.
Françoise Bornet, a mulher que aparece na fotografia a beijar o então namorado, decidiu leiloar o original para financiar uma companhia produtora de filmes que pretende abrir com o marido.

Os românticos gostam de acreditar que os amantes foram captados pela câmara de Doisneau num momento de paixão mas, na verdade, a fotografia foi encenada.
Bornet e o namorado, Jacques Carteaud, concordaram em posar para o fotógrafo, que baptizou a imagem de " Le Baiser de l'Hotel de Ville”.
O fotógrafo francês estava a trabalhar numa série de fotografias sobre amantes em Paris para a revista Life quando viu o casal de namorados perto da escola onde os dois estudavam teatro.
Numa entrevista de 1992, Doisneau revelou: "Jamais teria ousado fotografar pessoas assim... amantes a beijarem-se em plena rua. Esses casais raramente são autênticos."

A imagem permaneceu nos arquivos da agência fotográfica em que Doisneau trabalhou mais de 30 anos, até ter sido comprada por uma empresa de posters.
A fotografia tornou-se um ícone em todo o mundo. O sucesso da foto como poster fez com que vários casais alegassem ter sido os verdadeiros protagonistas. Em 1992, um casal chegou a reivindicar, na televisão, um pouco da fama de Doisneau.
Depois de mais de 40 anos na obscuridade, Françoise Bornet reapareceu e encontrou-se com Doisneau. Ela mostrou-lhe a impressão original - que traz a assinatura autêntica do fotógrafo e selo - que ele lhe enviara apenas alguns dias após ter tirado a fotografia.
Françoise Bornet e o então namorado, Jacques Carteaud que se tornou produtor de vinhos, nunca se casaram."
in BBC, 25-04-2004

Sem comentários:

Enviar um comentário