domingo, 5 de junho de 2011

Fire on Marlborough Street

por Stanley J. Forman, Boston (1975)


"O fotojornalista Stanley Forman descreveu como fez em 1975, a imagem de Diana Bryant, de 19 anos e sua afilhada de dois anos, Tiare Jones, no momento em que elas caíram de uma escada de incêndio enquanto um apartamento pegava fogo em Boston: "Foi no dia 22 de Julho de 1975. Estava quase na hora de eu deixar o escritório do Boston Herald depois do expediente. Recebemos uma chamada por causa de um incêndio numa das áreas mais antigas da cidade com prédios de estilo Vitoriano. Fui até ao local e corri até a parte detrás do prédio, porque os bombeiros estavam a gritar que precisavam de um carro com escada para resgatar as pessoas que estavam presas na escada de incêndio do edifício. Quando olhei para cima, vi uma mulher e uma criança na escada de emergência que estavam debruçadas para tentar escapar do calor do fogo atrás delas. Enquanto isso, um bombeiro escalou a parte da frente do prédio até ao telhado e viu as duas na escada de incêndio. Ele inclinou-se na direcção da escada para as resgar mas esta cedeu. Eu estava a fotografar quando elas caíram. Depois, virei de costas. Eu percebi o que estava a acontecer e não queria vê-las no chão. Ainda me lembro do momento em que virei o corpo. Eu tremia. Segundo os bombeiros, a mulher amorteceu a queda da criança. Diana morreu na noite daquele mesmo dia".
A fotografia foi publicada pela primeira vez no Boston Herald e depois em jornais de todo o mundo provocando reacções hostis por parte dos leitores.. Os média foram acusados de invadir a privacidade de Diana Bryant, que morreu como resultado da queda, e de ceder ao sensacionalismo. Com dois anos de idade, Tiare sobreviveu.
Mas, a imagem também as entidades oficiais de Boston a rever as suas leis em matéria de segurança em caso de incêndio. Grupos de segurança contra incêndios em todo o país usaram a fotografia para promover esforços similares noutras cidades.
Com esta fotografia Stanley J. Forman ganhou o Prêmio Pulitzer de 1975."

in BBC News, 30-09-2005

Sem comentários:

Enviar um comentário