domingo, 19 de junho de 2011

Lunch Atop a Skyscraper

por Charles C. Ebbets, Nova Iorque (1932)


“Um cineasta irlandês acredita que descobriu a identidade de dois dos 11 homens misteriosos retratados no "Almoço no Alto de um Arranha-Céu", a fotografia ícone da era da Grande Depressão americana, de trabalhadores da construção do Rockefeller Center a almoçar 69 andares acima de Manhattan.
Os primos em primeiro grau Pat Glynn, de 75, e Patrick O'Shaughnessy, de 77 anos, afirmam que são os seus pais - irmãos e imigrantes irlandeses de County Galway – os trabalhadores sentados nas extremidades da viga.
Glynn acredita que o seu pai, Sonny, é o homem na extremidade direita da viga que enfrenta a câmara fotográfica. O'Shaughnessy disse que o seu pai, Martin, é o homem de cabelos escuros, na extremidade esquerda, inclinando-se para acender um cigarro.
Em 29 de Setembro de 1932, ninguém registou os nomes dos trabalhadores quando o fotógrafo Charles C. Ebbets tirou a fotografia que foi publicada, no domingo seguinte, no New York Herald Tribune.
As verdadeiras identidades dos 11 homens são, em grande parte, desconhecidas embora, ao longo dos anos, muitas pessoas tenham reivindicado ligações às suas famílias.
Um artigo no “The Post” de 2002 acerca da pesquisa efectuada pelos Museus Smithsonian sobre os homens da fotografia, originou uma avalanche de chamadas telefónicas. Como resultado, os 11 homens foram identificados com mais de 39 nomes.
Na semana passada, Glynn e O'Shaughnessy observaram Manhattan, pela primeira vez, desde a plataforma de observação do edifício, no 70.º andar – a mesma vista de cortar a respiração que os seus pais experimentaram há 80 anos.
Sonny teria cerca de 28 anos e Martin cerca de 31, quando a fotografia foi tirada, de acordo com os seus filhos.
Os dois homens deixaram o campo em Galway para procurar trabalho nos Estados Unidos, disse O'Shaughnessy. Eventualmente, o seu pai voltou para a Irlanda enquanto Glynn ficou nos Estados Unidos para ganhar a vida na construção.
Glynn viu pela primeira vez a fotografia de Ebbets há alguns anos numa loja perto de Boston, onde vivem os primos: ’Ela chamou-me a atenção e, mal a vi exclamei: 'É o meu pai!', disse o carteiro aposentado.
O cineasta irlandês Sean O'Cualain, que dirige a Sónta Productions em Galway, irá realizar um documentário sobre Glynn e O'Shaughnessy que irá para o ar na televisão irlandesa, em 2012.”

in New York Post, 12-06-2011

Sem comentários:

Enviar um comentário